Home > valença 

Capela do Bom Jesus e Estátua de São Teotônio

Photo 1
Photo 2
Photo 3
Photo 1
Photo 2
Photo 3
Todas as fotografias / imagens são fornecidas apenas para orientação.
Localiza-se no Largo do Bom Jesus, cidade de Valença, distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Alto Minho
 
Característica da Capela do Bom Jesus em Valença
 
A capela do Bom Jesus do Bonfim possui nave e capela-mor retangulares e uma arquitetura religiosa, barroca e rococó.

A Capela do Bom Jesus apresenta planta retangular composta por nave única e capela-mor mais baixa e estreita tendo adossado à S. escada dois lanços de acesso ao coro-alto e sacristia rectangular.

A fachada principal é orientada e terminada em empena com duplo friso e cornija coroada pela cruz que assenta em brasão nacional com coroa fechada enquadrada por aletas.

As fachadas laterais rasgadas por duas janelas rectangulares na nave e outras duas na capela-mor com capialço, na lateral S. a porta de acesso ao coro tem verga recta moldurada precedida por escada de dois lanços opostos com guarda de ferro sensivelmente a meio da nave fixa-se ao friso do remate da fachada sineira em ferro e a sacristia possui porta de verga recta virada a S. Fachada posterior cega.

O portal em arco de volta perfeita insere-se em estrutura de cantaria convexa suportando o frontão de “volutas” interrompido, ladeado por bolas sobre plintos pouco salientes.

O interior rebocado e caiado com janelas apresentando “capialço” e portas encimadas por sanefas de talha policromada a bege e dourado.

A Nave com coro-alto assente em estrutura de madeira de arco abatido sobre mísula de madeira com guarda em balaustrada plena em madeira.

No sub-coro tem tecto de madeira entalhado com o brasão nacional inserido em cartela recortada e pia de água benta no lado da Epístola.

No lado do Evangelho entre as janelas surge tela de perfil curvo pintada com a Descida da Cruz, no lado da Epístola a porta é ladeada por pia de água benta gomada e dispõe púlpito de bacia rectangular sobre mísula volutada de pedra com guarda plena de madeira.

O Presbitério é sobrelevado por degrau e delimitado por teias de balaústres planos e no lado do Evangelho confessional.

O Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, ladeado por dois retábulos colaterais de talha policromada, de planta recta e um eixo e postos de ângulo.

A Capela-mor rasgada por portas laterais confrontantes de verga recta, a do lado do Evangelho entaipada e a do lado oposto de acesso à sacristia.

O retábulo-mor em talha policroma de marmoreados fingidos a verde, rosa, azul e dourado, de planta convexa e um eixo definido por duas colunas de fuste liso decorado com espira fitomórfica em plintos paralelepipédicos ornados com motivos fitomórficos em cartelas e com "capitel" coríntio.

O Sacrário em forma de templete, terminado em cornija contracurvada com acantos, lateralmente ornado de concheados e com cálice na porta.

O pavimento lajeado e cobertura em abóbada de berço com caixotões côncavos assente em friso e cornija ritmada por volutas.

No interior tem coro-alto de madeira, púlpito no lado da Epístola, retábulos colaterais rococós de corpo reto e um eixo com nichos sobrepostos no corpo devido a alguma reforma, retábulo-mor em revivalismo "neo rococó" conciliando formas de espaldar e de frontão.

O interior possui cobertura em falsa abóbada de berço na nave e em abóbada de caixotões na capela-mor seguindo as opções tradicionais da região e iluminada por janelas rectangulares de “capialço”.

No interior conserva a imagem de Nª Sra do Carmo, padroeira do Regimento de Infantaria n.o 21 estacionado em Valença o visitante pode apreciar a quantidade de condecorações da imagem e a proteção dedicada no quadro lateral ao Regimento de Valença.
Estátua de São Teotónio em frente a Capela do Bom Jesus em Valença
 
A estátua de São Teotónio fica em frente à Capela do Bom Jesus em Valença é uma escultura do século XX que nos mostra a figura do 1º Santo Português, inspirador e protetor da nacionalidade.

São Teotónio (1082-1162) é natural do concelho de Valença e contemporâneo da fundação de Portugal, conselheiro do nosso primeiro rei Dom Afonso Henriques.

A estátua data do séc. XX e é uma homenagem a este santo, para muitos desconhecido e pouco divulgado.

São Teotónio tornou-se o primeiro santo português celebrado como reformador da vida religiosa, é conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados mas também por ter apoiado cerca de 1000 moçárabes homens, mulheres e crianças que foram capturados num ataque à Andaluzia por D. Afonso Henriques.